26. Perguntais se é permitido ao homem suavizar suas próprias provas?
Essa questão lembra estas outras: É permitido àquele que se afoga procurar se
salvar? Àquele que tem um espinho cravado, retirá-lo? Àquele que está doente,
chamar um médico? As provas têm por objetivo exercitar a inteligência, a
paciência e a resignação. Um homem pode nascer numa posição humilde e difícil,
precisamente para o obrigar a procurar os meios de vencer as dificuldades. O
mérito consiste em suportar sem lamentação as consequências dos males que não se
podem evitar, em continuar na luta, em não se desesperar se não for bem
sucedido, sem nunca, porém, agir com displicência, o que seria antes preguiça
do que virtude.
Esta questão conduz naturalmente a uma
outra, uma vez que Jesus disse: Bem-aventurados os aflitos, há mérito em
procurar aflições, agravando suas provas com sofrimentos voluntários? A isso responderei
muito claramente: sim, há um grande mérito quando os sofrimentos e as privações têm por objetivo o bem do próximo, pois isto
é a caridade por meio do sacrifício. Não, quando visa apenas favorecer a si
mesmo, porque é egoísmo vaidoso.
Aqui, há uma grande distinção a se fazer: para vós,
pessoalmente, contentai-vos com as provas que Deus vos envia e não aumenteis a
carga por vezes já tão pesada; aceitai-as sem lamentação e com fé, é tudo o que
Ele vos pede. Não enfraqueçais vosso corpo com privações
inúteis e mortificações sem objetivo, pois tendes
necessidade de todas as vossas forças para realizar vossa missão de trabalho na
Terra. Torturar voluntariamente e martirizar vosso corpo é transgredir a Lei de
Deus, que vos dá os meios de sustentá-lo e fortificá-lo; enfraquecê-lo sem
necessidade é um verdadeiro suicídio. Usai, mas não abuseis: esta é a lei. O
abuso das melhores coisas traz sua punição, que acarreta consequências
inevitáveis.
Outra coisa são os sofrimentos que alguém impõe a
si próprio em favor de outrem. Se suportais o frio e a fome para reanimar e
alimentar aquele que tem necessidade do alimento e do agasalho, e se vosso
corpo padece em consequência disso, eis o sacrifício que é abençoado por Deus.
Vós, que deixais vossos aposentos perfumados para ir a uma habitação miserável
levar a consolação, que sujais vossas mãos delicadas cuidando de chagas, que
vos privais do sono para velar à cabeceira de um doente que apenas é vosso
irmão em Deus, enfim, vós que usais vossa saúde na prática das boas obras, eis
vosso sacrifício abençoado, pois as alegrias do mundo não ressecaram vosso coração;
não adormecestes em meio aos prazeres ilusórios da riqueza, mas vos fizestes
anjos consoladores dos pobres abandonados.
Mas vós, que vos retirais do mundo para evitar suas
seduções e viver no isolamento, que utilidade tendes na Terra? Onde está vossa
coragem nas provas, uma vez que fugis da luta e desertais do combate? Se quiserdes
um sacrifício, aplicai-o sobre vossa alma e não sobre vosso
corpo; mortificai vosso Espírito e não vossa carne;
castigai vosso orgulho, recebei as humilhações sem vos lamentardes; pisai em
vosso amor-próprio; resisti à dor das ofensas e à calúnia mais torturante que a
dor física. Eis a verdadeira penitência, cujas feridas vos serão contadas, porque
atestarão vossa coragem e vossa submissão à vontade de Deus. (Um Anjo Guardião - Paris - 1863.)
O Evangelho Segundo O Espiritismo – Capítulo V – Item 26.
A ESCOLHA DAS PROVAÇÕES
Várias vezes já têm sido repetidos os ensinamentos
que estou transmitindo sobre as provações terrenas de cada indivíduo.
Muito antes da encarnação, o Espírito faz o cômputo
de suas possibilidades, estuda o caminho que melhor se lhe afigura na luta da
perfectibilidade e, de acordo com as suas vocações e segundo o grau de evolução
já alcançado, escolhe, em plena posse de sua consciência, a estrada que se lhe
desenha no porvir, fecunda de progressos espirituais.
Dentro do infinito do Universo e com as faculdades
integrais do seu próprio “eu”, reconhece a alma que somente a luta lhe oferta
inúmeras possibilidades de evolução, em todos os setores da atividade humana;
e, dai, a preferência pelos ambientes de dor e privação, abençoados corretivos
que a Providência lhe oferece para a redenção do passado ou para o
desenvolvimento das suas forças latentes e imprecisas; cada Espírito, voluntariamente,
escolhe as suas sendas futuras, conforme o seu progresso e de acordo com os
desígnios superiores.
Livro EMMANUEL – Médium Chico Xavier – Espírito Emmanuel.
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