5. O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo físico. O Espiritismo nos revela esse mundo espiritual, não mais como algo sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente ativas da Natureza, como a fonte de uma multidão de fenômenos incompreendidos até então e, por esta razão, encarados como coisas do fantástico e do maravilhoso. É a esses aspectos que o Cristo se referiu em muitas circunstâncias, e é por isso que muitos dos seus ensinamentos permaneceram incompreendidos ou foram interpretados erroneamente. O Espiritismo é a chave com a ajuda da qual tudo se explica com facilidade.
6. A
Lei do Antigo Testamento, a primeira revelação, está personificada em
Moisés; a segunda é a do Novo Testamento, do Cristo; o Espiritismo é
a terceira revelação da Lei de Deus. O Espiritismo não foi personificado em
nenhum indivíduo, pois ele é o produto do ensinamento dado, não por um homem,
mas pelos Espíritos, que são as vozes do Céu, em todos os pontos da
Terra, servindo-se para isso de uma multidão incontável de médiuns. É, de algum
modo, um ser coletivo, abrangendo o conjunto de seres do mundo espiritual,
vindo, cada um, trazer aos homens a contribuição de suas luzes para fazê-los conhecer
aquele mundo e a sorte que nele os espera.
7.
Da mesma forma que o Cristo disse: Não vim destruir a lei, mas cumpri-la, o
Espiritismo igualmente diz: Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe
execução. Ele não ensina nada em contrário ao que o Cristo ensinou, mas
desenvolve, completa e explica, em termos claros para todos, o que só foi dito
sob forma alegórica. Ele vem cumprir, no tempo anunciado, o que o Cristo
prometeu e preparar a realização das coisas futuras. É, portanto, obra do
Cristo, que o preside e que igualmente preside ao que anunciou: a regeneração que
se opera e prepara o Reino de Deus na Terra.
O QUE É O ESPIRITISMO
O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.
Podemos defini-lo assim:
O Espiritismo
é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como
de suas relações com o mundo corporal.
Livro O Que é o Espiritismo – Allan Kardec.
SOBRE O
ESTUDO DO ESPIRITISMO
Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras. Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida. Dar-lhes outra, para aplicá-los à doutrina dos Espíritos, fora multiplicar as causas já numerosas de anfibologia. Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo. Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em vez das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos, para indicar a crença a que vimos de referir-nos, os termos espírita e espiritismo, cuja forma lembra a origem e o sentido radical e que, por isso mesmo, apresentam a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, deixando ao vocábulo espiritualismo a acepção que lhe é própria. Diremos, pois, que a doutrina espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas.
O Livro dos Espíritos – Allan Kardec.
Anfibologia (substantivo feminino)
Duplicidade de sentido
em uma construção sintática; ambiguidade, anfibolia. (Dicionário da Lingua
portuguesa-Wikipédia).
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