4. As contrariedades da vida são de duas espécies, ou, pode-se dizer, de duas origens bem diferentes, as quais é muito importante distinguir: umas têm sua causa na vida presente, outras, não nesta vida.
Ao buscar as origens dos males
terrenos, percebe-se que muitos são a natural consequência do caráter e da
conduta dos que os sofrem.
Quantos homens caem por causa de sua
própria culpa! Quantos são vítimas do seu desleixo, imprevidência, orgulho e
ambição!
Quantas pessoas arruinadas pela
desordem, desânimo, má conduta ou por não limitarem seus desejos!
Quantas uniões infelizes, fruto do
interesse e da vaidade e nas quais o coração não serviu para nada!
Quantos desentendimentos e desastrosas
disputas se evitariam com um pouco mais de calma e com menos melindres!
Quantas doenças e enfermidades resultam
da imprudência e excessos de toda ordem!
Quantos pais são infelizes por causa
dos filhos, por não combaterem neles desde pequeninos as manifestações de suas
más tendências! Por indiferença e comodismo, deixaram desenvolver neles os
germens do orgulho, do egoísmo e da tola vaidade, que ressecam o coração, e
depois, mais tarde, ao colherem o que semearam, espantam-se e afligem-se com a
falta de respeito e a
ingratidão deles.
Que todos aqueles que são feridos no
coração pelas contrariedades e decepções da vida interroguem friamente suas
consciências.
Que busquem primeiro a origem dos males
que os afligem e sintam se, na maioria das vezes, não podem dizer: Se eu
tivesse feito ou deixado de fazer tal coisa, não estaria nesta situação.
A quem culpar então, por todas essas
aflições, senão a si mesmo?
Deste modo o homem é, na maior parte
dos casos, o autor de seus próprios infortúnios, mas, ao invés de reconhecer
isso, acha mais conveniente e menos humilhante para sua vaidade acusar a
sorte, a Providência, o azar, sua má
estrela, quando, na verdade, sua má estrela é a sua negligência.
Os males dessa natureza formam
seguramente a grande maioria das contrariedades da vida, e o homem os evitará
quando trabalhar para o seu aperfeiçoamento moral e intelectual.
5. A lei humana alcança certas faltas e as pune. Pode-se então dizer que o condenado sofre a consequência do que fez; mas a lei não alcança e não consegue atingir todas as faltas. Ela pune mais especialmente as que trazem prejuízo à sociedade, mas não atinge aqueles que cometeram faltas que prejudicaram a si mesmos. No entanto, Deus quer o progresso de todas as suas criaturas, e é por isso que nenhum desvio do caminho reto fica impune. Não há uma só falta, por menor que seja, uma única infração à sua lei que não tenha forçosas e inevitáveis consequências, mais ou menos lastimáveis, e disso conclui-se que, tanto nas pequenas como nas grandes coisas, o homem sempre é punido pelo erro que cometeu.
Os sofrimentos consequentes são para
ele uma advertência de que agiu mal. Eles lhe dão experiência e fazem com que
sinta a diferença entre o bem e o mal, e o alertam para a necessidade de se
melhorar para evitar, no futuro, o que foi para ele uma fonte de desgostos.
Sem isso não teria nenhum motivo para
se corrigir. Confiante na impunidade, retardaria seu adiantamento e, por
conseguinte, sua felicidade futura.
Algumas vezes a experiência vem um
pouco tarde, quando a vida já está perturbada e foi desperdiçada, as forças
desgastadas e o mal não tem mais remédio. Então, o homem se põe a dizer: Se
no início da vida eu soubesse o que sei hoje, quantas faltas teria evitado!
Faria tudo de um outro modo, mas não há mais tempo! Tal como o trabalhador preguiçoso que diz: “Perdi o meu dia”, ele também diz: “Perdi minha vida”. Mas da mesma forma que o Sol se levanta no dia seguinte para o trabalhador e uma nova jornada começa, e lhe permite recuperar o tempo perdido, após a noite do túmulo, também brilhará para o homem o Sol de uma nova vida, na qual poderá tirar proveito da experiência do passado e de suas boas resoluções para o futuro.
AFLIÇÕES
“Mas alegrai-vos no fato de serdes
participantes das aflições do Cristo.”
(1ª EPÍSTOLA A PEDRO, capítulo 4, versículo 13.)
É inegável que em vosso aprendizado terrestre
atravessareis dias de inverno ríspido, em que será indispensável recorrer às
provisões armazenadas no íntimo, nas colheitas dos dias de equilíbrio e
abundância.
Contemplareis o mundo, na desilusão de amigos
muito amados, como templo em ruínas, sob os embates de tormenta cruel.
As esperanças feneceram distantes, os sonhos
permanecem pisados pelos ingratos. Os afeiçoados desapareceram, uns pela
indiferença, outros porque preferiram a integração no quadro dos interesses
fugitivos do plano material.
Quando surgir um dia assim em vossos
horizontes, compelindo-vos à inquietação e à amargura, certo não vos será
proibido chorar. Entretanto, é necessário não esquecerdes a divina companhia do
Senhor Jesus.
Supondes, acaso, que o Mestre dos Mestres
habita uma esfera inacessível ao pensamento dos homens? julgais, porventura,
não receba o Salvador ingratidões e apodos, por parte das criaturas humanas,
diariamente? Antes de conhecermos o alheio mal que nos aflige, Ele conhecia o
nosso e sofria pelos nossos erros.
Não olvidemos, portanto, que, nas aflições, é imprescindível tomar-lhe a sublime companhia e prosseguir avante com a sua serenidade e seu bom ânimo.
Livro Caminho, Verdade e Vida – Espírito Emmanuel – Médium Chico Xavier.
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