domingo, 4 de junho de 2023

OS FALSOS PROFETAS

Luis – Bordeaux, 1861

8. Se alguém vos disser: “Cristo está aqui”, não o procureis, mas, ao contrário, ficai atentos, pois os falsos profetas serão numerosos.

Não vedes as folhas da figueira que começam a embranquecer, seus numerosos brotos esperando pela época da floração, e Cristo não vos disse: Reconhece-se uma árvore por seu fruto? Se os frutos são amargos, sabeis que a árvore é má, mas, se são doces e saudáveis, direis: Nada de tão puro pode sair de uma fonte má.

É assim, meus irmãos, que deveis julgar; são as obras que deveis examinar. Se aqueles que se dizem revestidos do poder divino revelam, de fato, os sinais de uma missão de elevada natureza, ou seja, se possuem no mais alto grau as virtudes cristãs e eternas: a caridade, o amor, a indulgência, a bondade que reconcilia todos os corações e, se, em confirmação às palavras, juntam os atos, então podereis dizer: estes são realmente os enviados de Deus.

Desconfiai das palavras hipócritas, desconfiai dos escribas e dos fariseus que pregam nas praças públicas, vestidos de longas roupas. Desconfiai daqueles que dizem ter a posse única e exclusiva da verdade!

Não, não, o Cristo não está entre esses. Aqueles que Ele envia para propagar sua santa doutrina e regenerar seu povo serão, a exemplo do Mestre, dóceis e humildes de coração, acima de tudo. Aqueles que devem, por seus exemplos e seus conselhos, salvar a Humanidade, que corre para a perdição e se desvia por caminhos tortuosos, serão, acima de tudo, modestos e humildes. Todo aquele que revele o menor sinal de orgulho, fugi dele como uma praga contagiosa que corrompe tudo o que toca. Lembrai-vos de que cada criatura traz na fronte, mas sobretudo em seus atos, a marca de sua grandeza ou de sua decadência.

Ide, meus filhos bem-amados, marchai sem vacilações, sem segundas intenções, no caminho abençoado que vós empreendestes.

Ide, avançai sempre sem temor; afastai corajosamente tudo aquilo que poderia impedir vossa marcha em busca do objetivo eterno. Viajores, ficareis apenas pouco tempo mais nas trevas e nas dores da provação se deixardes vossos corações caminharem para essa doce doutrina que vem vos revelar as leis eternas, e satisfazer todos os anseios de vossa alma com relação ao desconhecido. Desde já, podeis dar corpo a essas esperanças fugidias dos vossos sonhos e que, de pouca duração, podem apenas deliciar vosso Espírito, sem nada dizer ao vosso coração. Agora, meus bem-amados, a morte desapareceu para dar lugar ao anjo radiante que conheceis, o anjo do reencontro e da reunião! Agora, que bem cumpristes a tarefa que o Criador vos deu, não tendes mais nada a temer de sua justiça, pois Ele é Pai e perdoa sempre aos seus filhos desgarrados que clamem por misericórdia. Continuai, avançai sem cessar. Que vossa bandeira seja a do progresso, do progresso constante em todas as coisas, até que chegueis, enfim, ao final feliz da jornada em que vos esperam todos aqueles que vos antecederam.

Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 21 - Item 8 (Instruções dos Espíritos)

EM TORNO DO PORVIR

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”.

- JESUS. (Marcos, 16:15.).

Toda realização nobre demanda preparo criterioso.

O homem, na terra:

- edifica-se com instrução para frustrar os perigos da ignorância, seja entrando no conhecimento comum ou garantindo a competência profissional;

- assegura o equilíbrio orgânico com agentes imunológicos, preservando-se contra certas doenças arrasadoras;

- paga tributos compreensíveis e justos a instituições securitárias e assistenciais, a fim de que lhe não falhe o apoio de ordem material nas horas difíceis;

- organiza tarefas vastíssimas na gleba vulgar para que não falte o auxílio da sementeira, tanto a benefício próprio quanto na sustentação da comunidade;

- institui recursos no trânsito, com sinalização especial, de modo a prevenir desastres e definir responsabilidades nas ocorrências infelizes da vida pública;

- despende fortunas enormes com o exclusivo propósito de salvaguardar o êxito em determinadas realizações científicas.

Prossigamos, assim, atentos na construção da Doutrina Espírita sobre os princípios de Jesus, porquanto, seja hoje, amanhã, depois de amanhã ou no grande futuro, todas as criaturas da terra, uma por uma, se aproximarão da escola do amor e da verdade, a fim de encontrarem a felicidade real, não só no campo da inteligência, mas também - e acima de tudo - nos domínios do coração.


Livro Ceifa de Luz – Espírito Emmanuel – Médium Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário