11. Aquele que escandalizar, porém, a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande mó* e o lançassem ao fundo do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é necessário que sucedam escândalos, mas ai daquele homem por quem vem o escândalo. Ora, se a tua mão ou o teu pé te escandalizam, corta-o e lança-o fora de ti. Melhor te é entrar na vida manco ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo do inferno. E se o teu olho te escandaliza, tira-o, e lança-o fora de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho do que, tendo dois, seres lançado no fogo do inferno. Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos declaro que os seus anjos no Céu, incessantemente, estão vendo a face de meu Pai, que está nos Céus. Porque o Filho do Homem veio salvar o que havia perecido. (Mateus, 18: 6 a 11)
E se o teu
olho direito te serve de escândalo, arranca-o e lança-o fora de ti; porque
melhor te é que se perca um de teus membros, do que todo o teu corpo ser
lançado no inferno. E se a tua mão direita te serve de escândalo, corta-a e
lança-a fora de ti; porque melhor te é que se perca um dos teus membros, do que
todo o teu corpo ir para o inferno. (Mateus, 5: 29 e 30)
12. No sentido vulgar, escândalo é tudo aquilo que choca a moral ou as regras da sociedade de uma maneira evidente, que atrai as atenções. O escândalo não está na ação em si mesma e sim na repercussão que ela pode ter. A palavra escândalo está sempre associada à ideia de um certo tumulto e alvoroço. Muitas pessoas se contentam em evitar o escândalo, pois seu orgulho sofreria com isso, sua reputação seria diminuída entre os homens. Contanto que suas maldades sejam ocultadas, isso lhes basta e sua consciência fica tranquila. Estes são, conforme as palavras de Jesus, sepulcros caiados por fora, mas cheios de podridão por dentro; vasos limpos por fora e sujos por dentro. É muito amplo o significado da palavra escândalo, tantas vezes usada no Evangelho, e precisamos compreender o seu alcance. Escândalo não é somente o que ofende a consciência dos outros, é também tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições dos homens, toda reação má de indivíduo para indivíduo, com ou sem repercussão. O escândalo, neste caso, é o resultado efetivo do mal moral.
PURIFICAÇÃO ÍNTIMA
“Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de
duplo ânimo, purificai os corações.”
(TIAGO, capítulo 4, versículo 8.)
Cada homem tem a vida exterior, conhecida e
analisada pelos que o rodeiam, e a vida íntima da qual somente ele próprio
poderá fornecer o testemunho.
O mundo interior é a fonte de todos os
princípios bons ou maus e todas as expressões exteriores guardam aí os seus
fundamentos.
Em regra geral somos todos portadores de graves
deficiências íntimas, necessitadas de retificação.
Mas o trabalho de purificar não é tão simples
quanto parece.
Será muito fácil ao homem confessar a aceitação
de verdades religiosas, operar a adesão verbal a ideologias edificantes...
Outra coisa, porém, é realizar a obra da elevação de si mesmo, valendo-se da
autodisciplina, da compreensão fraternal e do espírito de sacrifício.
O apóstolo Tiago entendia perfeitamente a gravidade do assunto e aconselhava aos discípulos alimpassem as mãos, isto é, retificassem as atividades do plano exterior, renovassem suas ações ao olhar de todos, apelando para que se efetuasse, igualmente, a purificação do sentimento, no recinto sagrado da consciência, apenas conhecido pelo aprendiz, na soledade indevassável de seus pensamentos. O companheiro valoroso do Cristo, contudo, não se esqueceu de afirmar que isso é trabalho para os de duplo ânimo, porque semelhante renovação jamais se fará tão-somente à custa de palavras brilhantes.
Livro Caminho, Verdade e Vida – Emmanuel – Médium Chico Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário